Service Desk é um sistema que tem como objetivo centralizar todas as necessidades de uma empresa em um único lugar, coordenando todo apoio operacional dos usuários de um sistema.
O objetivo de uma central de atendimento é garantir que os usuários recebam ajuda apropriada em menor tempo.
Service desk é uma parte vital em um estrutura de TI e pode funcionar de três formas:
Local: Quando os usuários do sistema e a equipe do SD trabalham do mesmo local.
Centralizado: Quando está localizado em um ponto, e os usuários podem enviar suas exigências e dúvidas dos seus locais.
Virtual: Quando não possui uma localização física, mas vários pontos de suportes e usuários em diferentes locais.
Como o service desk pode ajudar?
Alinhar processos / departamentos de TI e de negócios
O Service desk facilitam a comunicação e a colaboração entre a TI e outros departamentos, ajudando a resolver e até evitar falhas, ajudando a criar, atribuir, rastrear e resolver problemas.
Aprimore o gerenciamento de ativos
O service desk funciona como um ponto central para todos os ativos de hardware e software da sua organização, bem como quaisquer contratos relevantes, permitindo fácil recuperação de informações, avaliação de ativos, configuração, manutenção e muito mais.
Aprimore a eficiência operacional
Esse tipo de serviço também padronizam os processos de TI de acordo com as diretrizes da ITIL, permitindo um melhor planejamento e acompanhamento da estratégia relacionada à TI.
O que você deveria aprender com essa crise?
Decisões baseadas em dados
O setor de Service Desk coleta e armazena os dados de problemas, produtos e resultados de desempenho, permitindo uma análise mais fácil que informa decisões de TI mais inteligentes.
Este serviço é o principal ponto de contato entre a organização e a tecnologia com a qual interage. É a força motora que permite às empresas aproveitarem inovações tecnológicas para melhorarem a produtividade e permitir fluxos de trabalho atualizados.
Qual a diferença de Service Desk e Help Desk?
Help desk soluciona problemas comuns do dia-a-dia, funcionando apenas como um suporte técnico resolvendo apenas questões mais simples. Por exemplo:
- A falta de internet;
- Problemas com impressoras;
- Aplicativos;
- Problemas com sistemas operacionais e etc.
Já o com o service desk, as coisas são um pouco diferentes. Este serviço funciona como uma espécie de consultoria de TI para a empresa contratante deste serviço. Por isso, os analistas contratados, geralmente são pessoas especialistas em TI.
A equipe do service desk é comprometida com correto funcionamento das operações e com problemas mais complexos. Por exemplo:
- Erros de sistema;
- Paradas repentinas e etc.
Sua empresa ainda não tem um serviço de service desk? Então não fique de fora! Entre em contato com a gente e tenha o melhor suporte técnico garantido!